quarta-feira, janeiro 25, 2006



Voltei por convite à casa que me viu crescer. E nem o ar que fiz de desilusão versus amputação, fez atenuar a verborreia suada do novo proprietário.
- Está a ver? Tudo novo, tecto novo, paredes, chão… Está um brinquinho não está? E as toalhas, gosta das toalhas das mesas? Ah, e agora o melhor! Veja as casas de banho dos clientes. Veja! Veja! Um brinquinho, não é?
E arrastava-me pelo braço, mão garra, peluda e gorda, num desassossego que se acentuava à medida que a azia teimava em me subir pelo esófago.
Esforço-me, mas não me lembro como consegui sair, sem o empalar e emparedar primeiro no poço, agora cheio de entulho e ornamentado com flores de plástico, e uns pontinhos negros, que à posteriori reconheci como caganitas de mosca.
Dei por mim a olhar de baixo com ar bovinóide aquela fachada de tinta branca, outrora agarrada à hera que respirava ao som das estações.

- Aonde é que aquele cabrão meteu as traves de madeira do telhado? E o meu quarto agora serve de mictório público?! Porra!... O gajo substitui as escadas de granito por mármore! E aqueles morangos agarrados ao plástico das mesas…
-A casa cheira a gentio, balbuciei.

Acenou-me da janela, convicto no sucesso daquela casa de “comes e bebes” very typical.
A minha massa cinzenta blasfemava baixinho e cadenciada:
- Ganda filho da puta oxalá tenhas uma trombose rápida e sem analgesía...
- Ganda filho da puta oxalá tenhas uma trombose rápida e sem analgesía...
- Ganda filho da puta oxalá tenhas uma trombose rápida e sem analgesía...

9 comentários:

  1. E teve, ou ainda não????? ;)

    ResponderEliminar
  2. Ainda não,o filho da puta!!
    ;-)

    ResponderEliminar
  3. já lá cantava o Rui Veloso, nunca se volta à casa onde se foi feliz!

    bj

    ResponderEliminar
  4. é verdade.
    já nada nos parece igual,mr...
    beijo

    ResponderEliminar
  5. Tive as mesmas ganas ao ver o que fizeram à casa da minha avó. Que lhe tivessem caído os dedos e tinha feito melhor serviço!

    ResponderEliminar
  6. Ó menina JP diga-me lá Vossa Excelência que mal é que tem umas florzinhas de Plástico? Um poço transformado em jardineira? O granito substituído por mármore? Toalhinhas de plástico e moranguinhos? Não é que o Ganda Filha da Puta tem gosto!!! Um beijinho sua malcriada.

    ResponderEliminar
  7. Soslayo,tu nem me digas nada, que até me me dá calores só de pensar.
    Beijinho bem educado

    ResponderEliminar
  8. Está visto que o novo dono tem um refinado gosto, modernaço e tal como o dos patos bravos. Qualquer dia ainda substitui as janelas por alumínios e cria um alpendre naquele ondulado plástico verde.
    Pelo que por uma questão estética, também me parece melhor a trombose.

    ResponderEliminar
  9. Já substituiu Maria...
    Só não lhe deixaram colocar o ondulado verde, porque a cidade é património mundial, e não combina com o empedrado...

    ResponderEliminar