quarta-feira, abril 25, 2007

Coisas que a gente descobre, e lhe encharca o peito sabe-se lá porquê


Em pequena sabia nomes de animais que mais ninguém sabia. Quando jogávamos ao Stop, era na letra Ene, que começava a discussão. Só eu conhecia o Narval, peixe grande( que afinal até é um mamífero) de nariz pontiagudo e olhos temerosos de quem desconfia por sistema do próprio sistema das pescas e do tamanho dos buracos das redes por onde tudo se filtra, olha querem ver que me enganei nem era esta rede Senhor Inspector, o Senhor desculpe qualquer coisinha, o Senhor Inspector hoje onde jantará, (pausa para rodar o boné entre as mãos) quer passar lá por casa, que tenho lá uma bagaçeira das antigas que é de estalo? (conversa escrita de cerejas…) ora bem.

Pois o tal de Narval, não convencia ninguém, poucos havia com vontade de vasculhar o dicionário e Net era um futuro científico a congeminar, coisa diabólica que existia no espaço1999. Uau! Tu viste-me bem a Maya a transformar-se no ser horribilis do espaço? Ganda loucura!...

-Tu inventas cada merda! Narval! Isso não conta, a gente não conhece! E pronto.

Eu escrevia zero, mas argumentava até ao fim do jogo, gaja tinhosa, que existia sim e até tinha um livro lá em casa com o desenho do peixe e tudo, burros, cambada de burros que não crêem.

Mas a pior cena era com o Kiwi. Riam-se que nem anormais, porque eu, mais anormal ainda, lhes recitava uma estrofezeca do género:

O Kiwi não voa

Dá saltos à toa

Kiwi estou aqui

Kiwi estou ali

E eu tinha uma pena que não era capaz de explicar do pássaro que andava por ali sem capacidade de voo, mas sempre a tentar aos pulinhos, e a ilustração mostrava um bicho reboludinho e atarracado com um bico grande e ar triste e eu sempre com pena do bicho nunca me esquecia do nome dele. E na Biblioteca Municipal onde aprendi a decorar o número do B.I., procurei pelo Kiwi e quando o encontrei, guardei-o só para mim que o bicho era raro, e continuava a ter um ar triste e eu era lá gaja de deixar que se rissem do pequeno de asas ineficazes. Tenta lá mais uma vez que eu ajudo-te, pá!

E eis que, depois destes anos passados, volto a encontrar o Kiwi muito mais activo, sempre aos pulos, e capaz de transformar o sonho de voar, e capaz de me deixar a lágrima fácil, agora não por pena mas por alegria, de lhe ver o ar extasiado quando o ar lhe começa a bater no bico pontiagudo.

-Ah, ganda Kiwi, eu sabia que tu sabias que vais estatelar-te lá em baixo, mas que jamais consegues perder a capacidade de sonhar!

Vídeo roubado despudoradamente da Luz e sombra.

16 comentários:

  1. :)
    Giro, particularmente aos 2.22min.

    Agora ensinar isso aos humanos, JP, é que é muito difícil.

    ResponderEliminar
  2. E eu não sei cap?
    Mas eu sou como o Kiwi, tento sempre.
    :)

    ResponderEliminar
  3. Há um escritor fabuloso chamado Nerval: li-lhe uma noite de Outubro, ou lá como se chama. Muitíssimo bom. O kiwi também é bom, mas dá-me alguma azia.

    ResponderEliminar
  4. já experimentas-te Rennie, ou mudar para papaia Claudio?
    e será do Gérard de Nerval que estás a falar?

    ResponderEliminar
  5. Quem te manda ser sabichona, Jaquelina Pandemónio?

    (podemos sempre construir um mundo à feição dos nossos sonhos, nem que seja preciso pô-lo de ladecos?)

    ResponderEliminar
  6. eu não era sabichona
    era curiosa!
    ás vezes é preciso, ainda não me dei muito mal Hipatialudovina
    ;)

    ResponderEliminar
  7. JP:

    Essa de saberes os nomes dos bichinhos todos já não era uma apetência para as biologias e então escolheres o Kiwi como o vídeo que foi premiado no Youtube queres esconder o teu que te foi atribuído e não ligaste nenhuma minha espertinha! Um beijo e bom feriado de 25 de Abril.

    ResponderEliminar
  8. tenho 35 anos e só hoje é que passei a saber o que é um narval. e também jogava ao Stop. :)

    ResponderEliminar
  9. estamos sempre a aprender não é bagacito?
    mas deixa, o essencial ás vezes escapa-me e fico-me por estas merdas que não interessam a ninguém
    :D

    ResponderEliminar
  10. JP, os ignorantes têm sempre mais certezas. :)

    ResponderEliminar
  11. :)e ainda há mais essa, ikivuku

    ResponderEliminar
  12. Vou confessar que, por detrás desta armadura existe um coração sensível, e por isso, juntamente com o kiwi vieram-me as lágrimas aos olhos. É linda esta animação!

    ResponderEliminar
  13. Acho aquele gajo o máximo
    e também acho que há demasiados perdedores
    mas isto sou eu a fantabolizar bigodes
    ;)

    ResponderEliminar
  14. Esse post está lindo!O filme foi dos que mais agradou aos Youtubers.O Kiwi é um animal quase tão curioso quanto o pinguin...Bem o que me trazia aqui era negócio: será que a posso convencer a votar na minah Bruxa? Já fui insultada por pedir votos e parei.Mas toda agente me incitou a continuar a pedir!Por isso aqui fica o link.De qualquer forma merceu a pena vir aqui e ler o que escreveu e se não votar na Bruxa está perdoada...eheheheh!
    Obrigada por votar na Bruxinha!

    ResponderEliminar
  15. Épá e eu que já não me lembrava desses dois bicharocos!

    Espera lá, mas o nerval não foi extinto nas últimas décadas?!

    Não tenho bem a certeza...


    CSD

    ResponderEliminar
  16. Não claudia, realmente esteve quase extinto, caçavam-no pelo marfim e pelo poder que lhes atribuíam de neutralizar venenos. Sobrevive em pequenos grupos nos mares boreais.
    http://sotaodaines.chrome.pt/sotao/narval_2.html
    é só seguir o link
    ;)
    beijo

    ResponderEliminar