sexta-feira, janeiro 07, 2005

Actividades extra-curriculares

Desfilavam à minha frente ar apressado, quase horas do jantar, despacha-te Francisco, oh Guilherme não corra para a porta, Mariana põe o gorro, Miguel levas o cinto de judo a arrastar, Rui Manuel pára de comer, penteia-te Sofia Alexandra, puxa o casaco pr’a cima Miguel Ângelo, vá que tenho o carro em cima do passeio, então foi bom, cala-te Afonso que ainda levas, tas a mamá-las não tarda, então fofinha já fazes a “espargata”?
E passavam um e outros mães e pais com ar de frete, estampado na testa o digito: - gramo mesmo vir buscar o puto à natação a esta hora. Outros cordatos com ar de orgulho, ora sérios de ar pesado do dia, ora de certo trejeito de sorriso grande, pequeno médio, de orelha a orelha. E passavam miúdos só braços e pernas em cima dos “Puma” enormes, borrachas e Lycra encarnadas, pretas, prateadas, saltitando como bolas de basquete, e camisolas de alças...brrrrr que frio. (o tempo que esta miúda leva a tomar banho, caramba)
.................................................................................................................................................................
Era impressão minha ou a grande fatia de massa juvenil, vinha toda a mastigar e a sorver palhinhas em latas encarnadas com letras brancas, Coca-cola presumo, e verdes, pois 7Up, e porque é que têm as bochechas retesadas e redondas? Um novo tipo de Hamsters?
Depois de despiste assintomático, descubro gomas e gomas e gomas multicolores em sacos de plástico brilhante, e chupa-chupas meio enterrados entre os primeiros molares e os incisivos, os M&M que derretem na boca e não nas mãos, as batatas frias com sabor a churrasco ou grill ou chouriço, e mais umas coisas que não consegui decifrar, sofregamente agarradas nas mãos gorduchas, empurradas à presa para as bochechas devoradoras, mastigadas de boca aberta, enquanto falam ao som de alguns…hum hum…hum hum…
Doces depois do treino?? Para compensar das energias calóricas deixadas caídas ao lado dos espaldares. Ou do ringue de hóquei? Ou serão aquelas coisas ali no colchão do Judo, juntinho ao Aikido, sussurrantes, a cortar na casaca da ginástica acrobática, sem falar da natação que essa anda sempre a meter água?
Mau, não estou a perceber nada, sou eu que estou atrás no tempo, ou é o tempo que está à minha frente? Não me lembro nada de comer doces depois da ginástica, nem de os dar a comer.

2 comentários:

  1. O meu leva uma pêra ou uma maçã! :-)

    ResponderEliminar
  2. Bravo, alguém com tino. A minha come depois em casa que o jantar já reclama por ela, e para enganar a fomita uma garrafinha de água cai sempre bem. ;-)

    ResponderEliminar